♒ нomε swεετ нσmε!

-

quarta-feira

Entenda Alejandro! .-.

Alejandro não tem nem um dia completo de estréia e já tem sido alvo de críticas; e quando falamos em críticas, todos imaginam comentários negativos vindo da grande massa denominada 'haters'. Seriam só eles quem estavam subestimando os valores de Lady GaGa? Creio que não.

De certa forma, a grande massa não vai realmente entender e aproveitar o quanto Alejandro tem pra nos mostrar. Resta à minoria ( e pelo menos, nós fãs) entender o clipe. Igreja? Militares? Morte? Afinal, o que se passa em Alejandro?




A primeira coisa a fazer para entender o clipe é arrumar a ordem cronológica dos fatos. Seguindo essa ordem, o clipe tem início com Lady GaGa observando através de um "binóculos" um batalhão militar através da janela. O batalhão parece mais teatralizar do que marchar em si.

Os objetos que eles carregam são dos mais variados tipos e formas, mas um deles chama atenção: Um Hexagrama - Hexagramas são estrelas de seis pontas. Ou, um triângulo sobreposto sobre o outro. Muitos associam o símbolo à parte integrante de rituais com os mais diversos objetivos.

Um exemplo: Veja um filme sobre exorcismo e afins, e você vai perceber um hexagrama pintado no chão. Por muito tempo a igreja condenou os mais diversos símbolos que não fossem os da própria igreja (católica) ou os que fizessem parte da cultura de outro povo; por isso hoje temos essa distorção de que muitas coisas são "Satânicas".



A cena seguinte mostra GaGa, Alejandro, Fernando e Roberto em uma área isolados, onde GaGa demonstra ter total controle sobre os três - e não é de se surpreender que mais uma vez ela queira mostrar que as mulheres não submissas aos homens.

Alejandro, Fernando e Roberto são homossexuais. Como prometido, Alejandro (o clipe) tinha o papel de demonstrar o amor da cantora pela sociedade gay. Reparem nos salto-altos que o trio usa. E pelas cenas quentes e 'sadomazoquistas', não parece que GaGa está apenas interessada em mal-trata-los não.

O próximo passo é deduzir que GaGa tenha se apaixonado por um homossexual: Alejandro. Isso justifica os mal-tratos, as correntes, a submissão e quase obrigação para que o trio tenha relações sexuais com ela.




Apaixonada por um homossexual e não contente com a relação que mantinha com Alejandro, Lady GaGa decide entrar para a igreja. Em uma batina (se é que podemos chamar isso de uma) sexy, GaGa finalmente é aclamada pelos militares gays.

Agora, ela não precisa mais sofrer por sexo - abstinência sexual faz parte dos princípios religiosos (católicos).

Destaque para a roupa que GaGa usa: Trata-se de um manto coberto pro cruzes. Duas dela, invertidas, ou seja, de cabeça pra baixo. Muitos justificam a teoria de que uma cruz de cabeça pra baixo representa assim como sua projeção, o oposto de uma cruz. Se uma cruz está de cabeça pra baixo (invertida), seu propósito também é invertido: "Satanismo" novamente!

Mais uma vez, errado. Trata-se da Cruz de São Pedro - São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois queria atingir maior sofrimento e não se achava digno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus Cristo.
Mas afinal, uma cruz não pode APENAS estar de cabeça pra baixo num manto?!



Se perceberem, atrás de GaGa existe uma cruz. Dependendo do momento visto, o ângulo frontal mais o momento exato em que GaGa entre-abre os braços representa uma cruxificação. Talvez a cruz estivesse ali apenas para reforçar a igreja, ou talvez a cena queira mostrar mais que isso.


Agora sim, de volta ao presente, temos o início do clipe. GaGa carrega um coração nas mãos cobertos de espinhos ou galhos, que mais subjetivamente possa vir a representar um coração apertado, sofrido.

Atrás, um caixão; Dentro, Alejandro. GaGa o matou.
Entrar para a igreja não deu fim a todos os seus sofrimentos mas a apenas um deles. Ela continuou amando Alejandro, mesmo não podendo o ter. Pondo fim por completo aos sofrimentos, mais uma vez temos a temática 'morte' em um clipe de GaGa. É o quarto consecutivo a apresentar essas cenas (Paparazzi, Bad Romance, Telephone e finalmente Alejandro).



Agora, as cenas finais do clipe passaram a fazer mais sentido. Pra esclarecer a cruz sendo engolida, ou enfiada como é melhor dizer, basta relembrar só mais um costume da igreja católica (e consigo mais uma crítica): O Silêncio. Apoiado pela violência, a igreja sempre exigiu sigilo à grandes segredos e à revelações que a igreja condenava.

Sentados a cama, Lady GaGa e um militar estão suportados por fios - manipulados. Com o terço na mão, ela lamenta a perda do amado. E pelo rapaz sentado próximo à ela, não parece que a batina revestida de cruz é tão sagrada quanto parece representar... (mais uma crítica).
 
Alejandro - Lady gaga (Clique e Assista)
Download do áudio:
http://www.4shared.com/audio/MD7xLo-K/Alejandro__Video_Version_.html

Créditos:
 Cmm JP, Cmm LadyGaga
e lucas alvarenga.
 

Nenhum comentário: